Licitação: PP. 10.043 /
2011
Modalidade: Pregão Presencial
Tipo: Obras/Serviços
Status: Normal
Processo: PC. 20.032 /
2011
Abertura dos envelopes:
09/09/2011 10:00
Objeto:
REGISTRO DE PREÇOS DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA.
Publicação:
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO - DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - JORNAL AGORA E NOTÍCIAS DO MUNICÍPIO. "O edital estará disponível para consulta e obtenção no Serviço de Licitações e Operações - SA.213.1, na Av. Kennedy nº 1100 - "Prédio Gilberto Pasin", Bairro Anchieta, nesta cidade, das 8:30 às 17:00 horas, devendo o interessado estar munido de CD (Compact Disc) gravável, de boa qualidade."
QUESTIONAMENTO 1
Prezados Senhores:
Tendo-se em vista os pedidos de esclarecimento realizado por interessados na licitação acima epigrafada, é o presente para levar ao conhecimento de V.Sªs a questão suscitada, acompanhada da respectiva resposta.
Pergunta 01:
Itens 01 e 02
- Solicita-se HD com tecnologia Smart IV, informamos que essa tecnologia é exclusiva de um fabricante de microcomputadores, a HP, oque configura direcionamento da licitação e impede outros grandes fabricantes de microcomputadores de participarem da licitação. Atualmente usa-se como padrão a tecnologia Smart III, da qual todos os fabricantes usam em seus computadores para escritório.
Para que outros fabricantes possam participar da licitação, requeremos seja aceito HDs com tecnologia Smart III.
Resposta: Sim esta correto o entendimento, será aceito Disco Rígido SATA sem a tecnologia SMART IV.
Pergunta 02:
- É solicitado 10 interfaces USBs, com pelo menos 4 entradas frontais. Informamos que o padrão para o mercado corporativo são 08 interfaces USBs, com 2 dessas interfaces na parte frontal do equipamento. Somente dois fabricantes possuem essa configuração, restringindo e direcionando a licitação. Lembrando que depois de instalados o mouse e teclado padrão USB, ainda restam 06 portas USBs livres, número suficiente para conexão de periféricos em ambiente de trabalho, podemos afirmar que é praticamente improvável a necessidade ou alguém que utiliza de 08 portas USB, que é o padrão dos microcomputadores.
Para que outros fabricantes possam participar, serão aceitos equipamentos com 08 portas USBs, sendo 02 frontais?
Resposta: Sim será aceito equipamentos com 08 portas USB sendo 02 frontais.
Pergunta 03:
- É solicitado monitor com certificação EPEAT na categoria Gold. O certificado EPEAT possui 3 níveis de certificação (bronze, silver e gold) sendo que a única diferença entre elas é o número de critérios opcionais que o equipamento possui, sendo que até mesmo os que estão no menor nível (categoria Bronze), são considerados equipamentos ecologicamente corretos. Informamos ainda que essa certificação não muda o desempenho do equipamento men sua compatibilidade com outros sistemas.
Para maior competitividade, serão aceitos monitores com certificação Epeat na categoria Silver ou Gold?
Resposta: Não será aceito certificação EPEAT na categoria Silver
Pergunta 04:
Item 03
- É solicitado equipamento com expansibilidade para, no mínimo 8 GB do tipo PC-3 10600. O equipamento é solicitado com apenas 4GB de memória, que é o padrão de nercado. Equipamento All-in-One possuem somente dois slots para memória, que estrão ocupados por 2 módulos de memória. Também não está sendo solicitado sistema operacional de 64 bits, que é o único capaz de reconhecer e gerenciar 8GB de memória. O padrão de memória solicitado (PC3-10600) também não apresenta ganho de desempenho significativo se comparado ao PC3-8500, além de ser consideravelmente mais caro. Como não há necessidade do equipamento possuir expansibilidade para 8GB.
Perguntamos se serão aceitos equipamentos com expansibilidade máxima para 4GB do tipo PC3-8500?
Resposta: Não será aceito equipamento sem possibilidade de expansão de memória para no mínimo 8GB.
Pergunta 05:
- É solicitado HD com tecnologia Smart IV. Informamos que essa tecnologia é exclusiva de um fabricante de computadores, o que direiona a licitação e impede outros grandes fabricantes de microcomputadores de participarem da licitação. O mercado atualmente usa como padrão a tecnologia Smart III, da qual todos os fabricantes têm acesso em seus equipamentos e possui características similares.
Para que outros fabricantes possam participar da licitação, serão aceitos HDs com tecnologia Smart III?
Resposta: Sim esta correto o entendimento, será aceito Disco Rígido SATA sem a tecnologia SMART IV.
Pergunta 06:
- É solicitado equipamento com 6 (seis) portas USBs livres, não sendo aceito nenhum tipo de adaptação e 2 (duas) PS2 para teclado e mouse. Todos os equipamentos All-in-One do tipo solicitado, de todos os fabricantes, possuem 06 portas USBs no total. O edital solicita também teclado e mouse USB, não havendo necessidade das portas PS2 e ficando impossível, dessa forma, os equipamentos possuírem 6 portas, pois duas estarão ocupadas por eles, tornando inexistente qualquer equipamento apto a participar da licitação. As 4 portas USBs restantes são suficientes para utilização de periféricos, como Câmera, Pen-Drive, Unidade de Armazenamento Externo e outros.
Para que existam equipamentos aptos a participar da licitação. Poderemos ofertar equipamentos com 06 portas USBs no total, sendo que 4 estarão livres e suficientes para outras utilizações e sem as portas PS2, já que estas não serão necessárias?
Resposta: Sim, será aceito equipamento com 06 portas USB sem as postas PS/2.
Pergunta 07:
- É solicitada uma interface IEEE 1394. Informamos que os computadores all in one não possuem essa interface como padrão (exceto um fabricante, a HP) pois seu uso é limitadíssimo. Visto que tal uso é extremamente raro em ambientes profissionais, a maioria dos fabricantes de microcomputadores optaram por não colocarem essa interface em seus equipamentos, pois os tornariam mais caros e por não terem utilização. Diante disso, e por restringir a participação de vária marcas, perguntamos se serão aceitos equipamentos sem a interface IEEE 1394?
Resposta: Sim, esta correto o entendimento, será aceito equipamento sem a interface IEE 1394 (Firewire).
Pergunta 08:
- É solicitado Display Port 1.1. O intuito de equipamentos do tipo All-in-One é a integração entre monitor e gabinete do microcomputador e a redução significativa de cabos. Um dos reflexos disso é a não necessidade de conectores de vídeo, pois os mesmos não são mais necessários visto que não temos mais que conectar um monitor tradicional para sua utilização. Além disso, o padrão Display Port ainda não é amplamente utilizado, tornando seu uso caro e monitores com esse padrão difícil de encontrar.
Serão aceitos equipamentos sem o conector Display Port?
Resposta: Será aceito equipamento com a interface de vídeo DisplayPort ou DVI ou VGA.
Pergunta 09:
- É solicitado EQUIPAMENTO COM MONITOR DE 21 POLEGADAS COM RESOLUÇÃO DE 1920X1080. Informamos que o padrão é monitor de 19" com resolução de 1440x900, perfeitamente adequado às necessidades e aos sistemas atuais e consideravelmente mais baratos do que o solicitado. A diferença de tamanho solicitada é muito pequena para ser perceptível e a resolução solicitada não apresenta um bom desempenho em monitores de 21 polegadas, visto que os ícones e imagens apresentadas ficarão muito pequenas, fazendo com que o usuário diminua a resolução para conseguir ver melhor o que está na tela.
Serão aceitos equipamentos de 19" com resolução 1440x900?
Resposta: Não serão aceito equipamentos com tela inferior a 21".
Pergunta 10:
Resposta: Sim, esta correto o entendimento, será aceito equipamento com apenas 01 (um) microfone.
Pergunta 11:
Resposta: Sim será aceito certificação EPEAT na categoria Silver ou Gold.
Pergunta 12:
Resposta: Sim será aceito equipamento com bandeja de saída de 500 folhas.
Pergunta 13:
Resposta: Sim, poderá ser ofertado processador com arquitetura mais recente, que mesmo com clock inferior, possui um desempenho superior.
Pergunta 14:
Resposta: Não serão aceitos equipamentos sem DATA / FAX Modem.
Pergunta 15:
Resposta: Sim, serão aceitos teclados de no mínimo 80 teclas.
Pergunta 16:
Resposta: Sim, serão aceitos teclas de acesso rápido que tenham a mesma tecnologia do resto do teclado.
Pergunta 17:
Resposta: Sim, serão aceitos equipamentos com a interface Express Card 34.
Pergunta 18:
Resposta: Sim, serão aceitos equipamentos sem a interface IEEE 1394.
Pergunta 19:
Resposta: Sim, serão aceitos equipamentos com porta e microfone integrado.
Pergunta 20:
Resposta: Sim, será aceito equipamento com 01 conector podendo ser utilizado para bateria ou para docking.
Pergunta 21:
Resposta: Não serão aceitos equipamentos com Webcam inferior a 2.0MP.
Pergunta 22:
Resposta: Com relação a aceitação de certificados emitidos em laboratórios internacionais, informamos que NÃO serão aceitos certificados que não sejam reconhecidos pelo INMETRO;
Pergunta 23:
No Item 01 - Anexo 1 do PP 10.043/2011, é solicitado o seguinte:
-Disco Rígido de 3,5" de diâmetro com capacidade mínima para 320 GB padrão SATA Smart IV NCQ 3.0GB/s, com taxa de rotação mínima de 7.200 RPM.
Pesquisamos e verificamos que o padrão SATA Smart IV é tecnologia exclusiva da HP.
Podemos entender que esse item não nos eliminará do presente certame?
Resposta: Sim esta correto o entendimento, será aceito Disco Rígido SATA sem a tecnologia SMART IV.
Pergunta 24:
No item 02 - Anexo 1 do PP 10.043/2011, é solicitado o seguinte:
-Disco Rígido de 3,5" de diâmetro com capacidade mínima para 320 GB padrão SATA Smart NCQ 3.0 GB/s, com taxa de rotação mínima de 7.200 RPM.
Pesquisamos e verificamos que o padrão SATA Smart IV é tecnologia exclusiva da HP.
Podemos entender que esse item não nos eliminará do presente certame?
Resposta: Sim esta correto o entendimento, será aceito Disco Rígido SATA sem a tecnologia SMART IV.
Pergunta 25:
No item 03 - Anexo 1 do PP 10.043/2011, é solicitado o seguinte:
a) Disco Rígido de 3,5" de diâmetro com capacidade mínima para 500 GB padrão SATA Smart NCQ 3.0 GB/s, com taxa de rotação mínima de 7.200 RPM.
Pesquisamos e verificamos que o padrão SATA Smart IV é tecnologia exclusiva da HP.
Podemos entender que esse item não nos eliminará do presente certame?
Resposta: Sim esta correto o entendimento, será aceito Disco Rígido SATA sem a tecnologia SMART IV.
b) É solicitado no mínimo uma IEEE 1394.
Os computadores para uso de escritório não utilizam essa interface, pois seu uso é limitado a câmeras e filmadoras. Os grandes fabricantes optaram por não configurar essa interface em seus equipamentos básicos, pois os tornariam mais caros e com pouca utilização.
Diante disso, serão aceitos equipamentos sem essa interface IEEE 1394?
Resposta: Sim, esta correto o entendimento, será aceito equipamento sem a interface IEE 1394 (Firewire).
c) É solicitado no mínimo um vídeo displayPort 1.1.
Pesquisamos e verificamos que nenhum fabricante instalado no Brasil provê essa conexão externa de vídeo.
Podemos entender que esse item não nos eliminará do presente certame?
Resposta: Será aceito equipamento com a interface de vídeo DisplayPort ou DVI ou VGA.
d) 2 (dois) microfones
Pesquisamos e verificamos que nenhum fabricante instalado no Brasil provê 2 microfones em seus modelos All-in-one. Apenas um microfone.
Podemos entender que esse item não nos eliminará do presente certame?
Resposta: Sim, esta correto o entendimento, será aceito equipamento com apenas 01 (um) microfone.
e) Mínimo de 02 (duas) OS/2 para mouse e teclado.
A interface OS/2 não é mais utilizada como padrão de conexão de teclado e mouse. A especificação mais atual oferece USB para essa conexão.
Podemos entender que esse item não nos eliminará do presente certame?
Resposta: Sim, está correto o entendimento, será aceito equipamento sem a interface PS/2.
f) Monitor de 21 polegadas.
Entendemos que o monitor integrado a ser oferecido deve ser de 21 polegadas. Podemos oferecer um monitor integrado de maior polegada, por exemplo, de 23?
Podemos entender que esse item não nos eliminará do presente certame?
Resposta: Sim, poderá ser ofertado monitor de tamanho maior.
g) Processador: Intel Core 2 Duo.
Entendemos que o processador especificado é de uma arquitetura ultrapassada. Podemos oferecer um processador com uma arquitetura mais recente, que mesmo tendo um clock inferior tem desempenho superior?
Podemos entender que esse item não nos eliminará do presente certame?
Resposta: Sim, poderá ser ofertado processador com arquitetura mais recente, que mesmo com clock inferior, possui um desempenho superior.
QUESTIONAMENTO 2
Prezados Senhores:
Tendo-se em vista o pedido de esclarecimentos realizado por interessado na licitação acima epigrafada, é o presente para levar ao conhecimento de V.S.ªs a questão suscitada, acompanhada da respectiva resposta.
Pergunta 01:
Itens 01 e 02
É solicitado 08 interfaces USBs, com pelo 4 entradas frontais. Informamos que o padrão para o mercado corporativo são 08 interfaces USBs, com 2 dessas interfaces na parte frontal do equipamento. Somente dois fabricantes possuem essa configuração, restringindo e direcionando a licitação. Lembrando que depois de instalados o mouse e teclado padrão USB, ainda restam 06 portas USBs livres, número suficiente para conexão de periféricos em ambiente de trabalho, podemos afirmar que é praticamente improvável a necessidade ou alguém que utiliza de 08 portas USB, que é o padrão dos microcomputadores.
Perguntamos Para que outros fabricantes possam participar, serão aceitos equipamentos com 08 portas USBs, sendo 02 frontais?
Resposta: Sim será aceito equipamentos com 08 portas USB sendo 02 frontais.
Pergunta 02:
É solicitado Placa Mãe e Fonte padrão BTX.
"Em 2003 a Intel tentou introduzir um novo formato, o BTX. Nele, tanto a placa-mãe quanto o gabinete são maiores e o fluxo de ar dentro do gabinete é otimizado, de forma a melhorar a ventilação sobre o processador. Um módulo de retenção preso ao gabinete melhorava a fixação da placa-mãe e permitia o uso de dissipadores maiores e mais pesados.
Na época, a Intel estava empenhada em lançar versões mais rápidas do Pentium 4, de forma que o padrão BTX foi desenvolvido tendo em mente processadores beberrões, que consumissem acima de 150 watts e utilizassem coolers gigantescos. Com o lançamento da plataforma Core e a ênfase em processadores eficientes, de baixo consumo, a plataforma BTX foi silenciosamente abandonada."
No site da Formfactor.org, no endereço eletrônico http://www.formfactors.org/developer/specs/BTX_Specification%20v1.0b.pdf, há a informação que a última revisão do padrão BTX foi em julho de 2005, na versão 1.0b, ou seja, há mais de 5 (cinco) anos.
8. Já o padrão ATX teve a versão 2.3 em março de 2007, ou seja, muito mais recente que a última do padrão BTX, exatamente por este padrão não ser utilizado, pelos motivos expostos.
9. De mais a mais, a oferta de produtos com gabinetes e placas básicas no padrão ATX é dominante no mercado, inclusive sendo objeto da maioria absoluta dos certames em todo o território nacional, além de se tratar de tecnologia mais atual que o padrão BTX, que não é atualizado há muito, o que coincide com um dos princípios do procedimento licitatório, ou seja, o da contratação mais vantajosa para a Administração Pública.
10. A melhoria dos gabinetes ATX é respaldada pela própria Intel como pode ser constatado na lista de referência no link abaixo, com opções para suporte até 130W. Pode-se notar que na lista NÃO HÁ qualquer opção BTX (http://www.intel.com/reseller/chassis/index.htm).
11. Nada justificaria, enfim, sacrificar-se a flexibilidade da manutenção (componentes proprietários), adotando-se custos mais elevados próprios de quando há exclusividade no fornecimento de peças, e um custo adicional de aquisição intrínseco aos equipamentos BTX.
12. Dessa forma, imperativa a alteração do certame em debate, eis que a manutenção da exigência do padrão BTX afronta o caráter competitivo do procedimento licitatório, devendo ser alterado para que se permita a oferta de equipamentos no padrão ATX.
Perguntamos: Para que outros fabricantes possam participar, serão aceitos equipamentos com Placa Mãe e Fonte ATX ?
Resposta: Não serão aceitos equipamentos com padrão de fonte e placa mãe ATX.
Pergunta 03: É solicitado monitor com certificação EPEAT na categoria Gold. O certificado EPEAT possui 3 níveis de certificação,(bronze,silver e gold) sendo que a única diferença entre elas é o número de critérios opcionais que o equipamento possui, sendo que até mesmo os que estão no menor nível (categoria Bronze), são considerados equipamentos ecologicamente corretos. Informamos ainda que essa certificação não muda o desempenho do equipamento nem sua compatibilidade com outros sistemas.
Perguntamos Para maior competitividade , serão aceitos monitores com certificação Epeat na categoria Silver ou Gold?
Resposta: Não será aceito certificação EPEAT na categoria Silver.
Pergunta 04:
Item 03
É solicitado equipamento com expansibilidade para, no mínimo 8GB do tipo PC3-10600. O equipamento é solicitado com apenas 4GB de memória, que é o padrão de mercado. Equipamentos All-in-One possuem somente dois slots para memória, que estarão ocupados por 2 módulos de memória. Também não está sendo solicitado sistema operacional de 64 bits, que é o único capaz de reconhecer e gerenciar 8GB de memória. O padrão de memória solicitado (PC3-10600) também não apresenta ganho de desempenho significativo se comparado ao PC3-8500, além de ser consideravelmente mais caro. Como não há necessidade do equipamento possuir expansibilidade para 8GB.
Perguntamos serão aceitos equipamentos com expansibilidade máxima para 4GB do tipo PC3-8500?
Resposta: Não será aceito equipamento sem possibilidade de expansão de memória para no mínimo 8GB.
Pergunta 05:
É solicitado equipamento com 6 (seis) portas USBs livres, não sendo aceito nenhum tipo de adaptação e 2 (duas) PS2 para teclado e mouse. Todos os equipamentos All-in-One do tipo solicitado, de todos os fabricantes, possuem 6 portas USBs no total. O edital solicita também teclado e mouse USB, não havendo necessidade das portas PS2 e ficando impossível, dessa forma, os equipamentos possuírem 6 portas livres, pois duas estarão ocupadas por eles, tornando inexistente qualquer equipamento apto a participar da licitação. As 4 portas USBs restantes são suficientes para utilização de periféricos, como Câmera, Pen-Drive, Unidade de Armazenamento Externo e outros.
Perguntamos Para que existam equipamentos aptos a participar da licitação. Poderemos ofertar equipamentos com 06 portas USBs no total, sendo que 4 estarão livres e suficientes para outras utilizações e sem as portas PS2, já que estas não serão necessárias?
Resposta: Sim, será aceito equipamento com 06 portas USB sem as postas PS/2.
Pergunta 06:
É solicitado Display Port 1.1. O intuito de equipamentos do tipo All-in-One é a integração entre monitor e gabinete do micro-computador e a redução significativa de cabos. Um dos reflexos disso é a não necessidade de conectores de vídeo, pois os mesmos não são mais necessários visto que não temos mais que conectar um monitor tradicional para sua utilização. Além disso, o padrão Display Port ou VGA ou DVI ainda não é amplamente utilizado, tornando seu uso caro e monitores com esse padrão difícil de encontrar.
Perguntamos Serão aceitos equipamentos sem o conector Display Port ou VGA ou DVI?
Resposta: O equipamento deverá possuir pelo menos uma das interfaces vídeo DisplayPort ou DVI ou VGA.
Pergunta 07:
É solicitado equipamento com monitor de 21 polegadas com resolução de 1920x1080. Informamos que o padrão é monitor de 19" com resolução de 1440x900, perfeitamente adequados às necessidades e aos sistemas atuais e consideravelmente mais baratos do que o solicitado. A diferença de tamanho solicitada é muito pequena para ser perceptível e a resolução solicitada não apresenta um bom desempenho em monitores de 21 polegadas, visto que os ícones e imagens apresentadas ficarão muito pequenas, fazendo com que o usuário diminua a resolução para conseguir ver melhor o que está na tela.
Perguntamos Serão aceitos equipamentos de 19" com resolução de 1440x900?
Resposta: Não serão aceito equipamentos com tela inferior a 21".
Pergunta 08:
É solicitado certificação EPEAT na categoria Gold. O certificado EPEAT possui 3 níveis de certificação,(bronze,silver,gold) sendo que a única diferença entre elas é o número de critérios opcionais que o equipamento possui, sendo que até mesmo os que estão no menor nível (categoria Bronze), são considerados equipamentos ecologicamente corretos. Informamos ainda que essa certificação não muda o desempenho do equipamento nem sua compatibilidade com outros sistemas.
Perguntamos Para maior número de opções, sendo todos ecologicamente corretos, serão aceitos também equipamentos com certificação Epeat na categoria Silver ou Gold?
Resposta: Não será aceito certificação EPEAT na categoria Silver.
Pergunta 09:
Item 07
É solicitado DATA / FAX modem V.92 56Kbps. Tal tecnologia encontra-se ultrapassada e já não é mais disponibilizada pelos grandes fabricantes, visto que sua inclusão seria cara devido a baixa demanda e não haveria uso para a mesma. Na própria especificação técnica já está sendo solicitado interface de rede Gigabit, Wireless e possibilidade de utilização de modem 3G, tecnologias atuais e com desempenho superior, que estão presente em grande parte dos notebooks modernos.
Perguntamos Serão aceitos equipamentos sem DATA / FAX modem?
Resposta: Serão aceitos equipamentos sem DATA / FAX Modem.
Pergunta 10:
É solicitado interface Express Card 54. Tal tecnologia não é adotada como padrão, sendo que além de ser cara, não possuem opcionais fáceis de serem achados desse padrão. Os grandes fabricantes optam por colocarem interfaces Express Card 34, que são mais comuns e possuem o mesmo desempenho da interface solicitada.
Perguntamos Serão aceitos equipamentos com essa interface?
Resposta: Sim, serão aceitos equipamentos com a interface Express Card 34.
Pergunta 11:
É solicitado equipamento com 01 (uma) Saída para microfone externo e 01 (uma) Saída para fones de ouvido. Os notebooks atuais já possuem microfone integrado, tornando um conector específico para ele desnecessário. Os equipamentos atuais possuem somente 1 conector para áudio conhecido como porta combo, sendo que o mesmo pode ser utilizado tanto para fones de ouvido como para microfones.
Perguntamos Serão aceitos equipamentos com porta combo e microfone integrado?
Resposta: Não serão aceitos equipamentos com porta combo e microfone integrado.
Pergunta 12:
É solicitado equipamento com Web Cam de 2.0 MP. As webcams atuais não possuem mais esse tipo de medição de qualidade, sendo que a mesma agora é definida pela medida "p", e que as padrões do mercado possuem 720p com uma resolução de 1280x720, adequada para o mercado corporativo.
Perguntamos Serão aceitos equipamentos com Webcam de 720p?
Resposta: Não serão aceitos equipamentos com Webcam inferior a 2.0MP.
Pergunta 13:
Itens, 1,2,3 e 7.
É solicitado que os certificados, atestados ou declarações de conformidades devam ser emitidos em laboratórios ou entidades que satisfaçam qualquer um seguintes critérios.
- Sejam reconhecidos pelo Inmetro
- Sejam acreditados pelo Inmetro
- Façam parte do NBR ISSO/ IEC 17025
Os grandes fabricantes como LENOVO , DELL E HP que possuem tais certificados solicitados não desenvolveram os equipamentos no Brasil.
O Epeat não é reconhecido pelo Inmetro ou ABNT o seu reconhecimento é feito através da impressão de seu próprio site HTTP://www.epeat.net/
Energy Star é um certificado de consumo de energia criado pelo Departamento de Energia e pela Agencia de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, que também colocam a certificação no site especifico. HTTP://www.energystar.gov/
Ficando impossível a comprovação desses certificados através de documentos emitidos por algum Laboratório.
Os equipamentos solicitados não são desenvolvidos no Brasil, são comercializados no mundo inteiro, possuindo certificados validos na Ásia, Europa e Estados Unidos, emitidos por laboratórios que não possuem filial no Brasil.
Informamos ainda que o Inmetro participa de diversos organismos internacionais, incluindo o NIST (Nacional Institute of Standards and Technology, comprovados através do link HTTP://www.inmetro.gov.br/inmetro/sinmetro.asp que possui uma lista própria de laboratórios acreditados.
Perguntamos. Sendo que com a participação do Inmetro no NIST, poderemos apresentar certificados acreditados pelo NIST.
Resposta: Itens 1,2,3 e 7 Com relação a aceitação de certificados emitidos em laboratórios internacionais, informamos que os certificados devam ser reconhecidos pelo INMETRO;
RETIFICAÇÃO DE COMUNICADO
Retificação do Comunicado enviado na data de 02/09/2011 do Pregão Presencial acima epigrafado.
Pergunta 01:
Itens 01 e 02
É solicitado 08 interfaces USBs, com pelo 4 entradas frontais. Informamos que o padrão para o mercado corporativo são 08 interfaces USBs, com 2 dessas interfaces na parte frontal do equipamento. Somente dois fabricantes possuem essa configuração, restringindo e direcionando a licitação. Lembrando que depois de instalados o mouse e teclado padrão USB, ainda restam 06 portas USBs livres, número suficiente para conexão de periféricos em ambiente de trabalho, podemos afirmar que é praticamente improvável a necessidade ou alguém que utiliza de 08 portas USB, que é o padrão dos microcomputadores.
Perguntamos Para que outros fabricantes possam participar, serão aceitos equipamentos com 08 portas USBs, sendo 02 frontais?
Resposta: somente serão aceitos equipamentos com 04 portas USB frontais.
Pergunta 02:
É solicitado Placa Mãe e Fonte padrão BTX.
"Em 2003 a Intel tentou introduzir um novo formato, o BTX. Nele, tanto a placa-mãe quanto o gabinete são maiores e o fluxo de ar dentro do gabinete é otimizado, de forma a melhorar a ventilação sobre o processador. Um módulo de retenção preso ao gabinete melhorava a fixação da placa-mãe e permitia o uso de dissipadores maiores e mais pesados.
Na época, a Intel estava empenhada em lançar versões mais rápidas do Pentium 4, de forma que o padrão BTX foi desenvolvido tendo em mente processadores beberrões, que consumissem acima de 150 watts e utilizassem coolers gigantescos. Com o lançamento da plataforma Core e a ênfase em processadores eficientes, de baixo consumo, a plataforma BTX foi silenciosamente abandonada."
No site da Formfactor.org, no endereço eletrônico http://www.formfactors.org/developer/specs/BTX_Specification%20v1.0b.pdf, há a informação que a última revisão do padrão BTX foi em julho de 2005, na versão 1.0b, ou seja, há mais de 5 (cinco) anos.
8. Já o padrão ATX teve a versão 2.3 em março de 2007, ou seja, muito mais recente que a última do padrão BTX, exatamente por este padrão não ser utilizado, pelos motivos expostos.
9. De mais a mais, a oferta de produtos com gabinetes e placas básicas no padrão ATX é dominante no mercado, inclusive sendo objeto da maioria absoluta dos certames em todo o território nacional, além de se tratar de tecnologia mais atual que o padrão BTX, que não é atualizado há muito, o que coincide com um dos princípios do procedimento licitatório, ou seja, o da contratação mais vantajosa para a Administração Pública.
10. A melhoria dos gabinetes ATX é respaldada pela própria Intel como pode ser constatado na lista de referência no link abaixo, com opções para suporte até 130W. Pode-se notar que na lista NÃO HÁ qualquer opção BTX (http://www.intel.com/reseller/chassis/index.htm).
11. Nada justificaria, enfim, sacrificar-se a flexibilidade da manutenção (componentes proprietários), adotando-se custos mais elevados próprios de quando há exclusividade no fornecimento de peças, e um custo adicional de aquisição intrínseco aos equipamentos BTX.
12. Dessa forma, imperativa a alteração do certame em debate, eis que a manutenção da exigência do padrão BTX afronta o caráter competitivo do procedimento licitatório, devendo ser alterado para que se permita a oferta de equipamentos no padrão ATX.
Perguntamos: Para que outros fabricantes possam participar, serão aceitos equipamentos com Placa Mãe e Fonte ATX ?
Resposta: Não serão aceitos equipamentos com padrão de fonte e placa mãe ATX.
Pergunta 03: É solicitado monitor com certificação EPEAT na categoria Gold. O certificado EPEAT possui 3 níveis de certificação,(bronze,silver e gold) sendo que a única diferença entre elas é o número de critérios opcionais que o equipamento possui, sendo que até mesmo os que estão no menor nível (categoria Bronze), são considerados equipamentos ecologicamente corretos. Informamos ainda que essa certificação não muda o desempenho do equipamento nem sua compatibilidade com outros sistemas.
Perguntamos Para maior competitividade , serão aceitos monitores com certificação Epeat na categoria Silver ou Gold?
Resposta: Não será aceito certificação EPEAT na categoria Silver
Pergunta 04:
Item 03
É solicitado equipamento com expansibilidade para, no mínimo 8GB do tipo PC3-10600. O equipamento é solicitado com apenas 4GB de memória, que é o padrão de mercado. Equipamentos All-in-One possuem somente dois slots para memória, que estarão ocupados por 2 módulos de memória. Também não está sendo solicitado sistema operacional de 64 bits, que é o único capaz de reconhecer e gerenciar 8GB de memória. O padrão de memória solicitado (PC3-10600) também não apresenta ganho de desempenho significativo se comparado ao PC3-8500, além de ser consideravelmente mais caro. Como não há necessidade do equipamento possuir expansibilidade para 8GB.
Perguntamos serão aceitos equipamentos com expansibilidade máxima para 4GB do tipo PC3-8500?
Resposta: Não será aceito equipamento sem possibilidade de expansão de memória para no mínimo 8GB.
Pergunta 05:
É solicitado equipamento com 6 (seis) portas USBs livres, não sendo aceito nenhum tipo de adaptação e 2 (duas) PS2 para teclado e mouse. Todos os equipamentos All-in-One do tipo solicitado, de todos os fabricantes, possuem 6 portas USBs no total. O edital solicita também teclado e mouse USB, não havendo necessidade das portas PS2 e ficando impossível, dessa forma, os equipamentos possuírem 6 portas livres, pois duas estarão ocupadas por eles, tornando inexistente qualquer equipamento apto a participar da licitação. As 4 portas USBs restantes são suficientes para utilização de periféricos, como Câmera, Pen-Drive, Unidade de Armazenamento Externo e outros.
Perguntamos Para que existam equipamentos aptos a participar da licitação. Poderemos ofertar equipamentos com 06 portas USBs no total, sendo que 4 estarão livres e suficientes para outras utilizações e sem as portas PS2, já que estas não serão necessárias?
Resposta: Sim, será aceito equipamento com 06 portas USB sem as portas PS/2
Pergunta 06:
É solicitado Display Port 1.1. O intuito de equipamentos do tipo All-in-One é a integração entre monitor e gabinete do micro-computador e a redução significativa de cabos. Um dos reflexos disso é a não necessidade de conectores de vídeo, pois os mesmos não são mais necessários visto que não temos mais que conectar um monitor tradicional para sua utilização. Além disso, o padrão Display Port ou VGA ou DVI ainda não é amplamente utilizado, tornando seu uso caro e monitores com esse padrão difícil de encontrar.
Perguntamos Serão aceitos equipamentos sem o conector Display Port ou VGA ou DVI?
Resposta: O equipamento deverá possuir pelo menos uma das interfaces vídeo DisplayPort ou DVI ou VGA.
Pergunta 07:
É solicitado equipamento com monitor de 21 polegadas com resolução de 1920x1080. Informamos que o padrão é monitor de 19" com resolução de 1440x900, perfeitamente adequados às necessidades e aos sistemas atuais e consideravelmente mais baratos do que o solicitado. A diferença de tamanho solicitada é muito pequena para ser perceptível e a resolução solicitada não apresenta um bom desempenho em monitores de 21 polegadas, visto que os ícones e imagens apresentadas ficarão muito pequenas, fazendo com que o usuário diminua a resolução para conseguir ver melhor o que está na tela.
Perguntamos Serão aceitos equipamentos de 19" com resolução de 1440x900?
Resposta: Não serão aceito equipamentos com tela inferior a 21"